quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bike: transporte e lazer

Sempre achei lindo ver aquelas pessoas que vão de bike pra todo lugar (tenho muitos amigos assim), pessoas que possuem hábitos alternativos e saudáveis, mas nunca soube como fazer, como começar. Resolvi dar uma arrumada na bicicleta que tinha em casa, comprei capacete, cadeado e um adesivo de Rolling Stones, e trouxe ela pra república onde moro pra ver se assim, não mão, eu conseguia utilizá-la.
Bem, comecei a tentar. Fui um dia com a bicicleta até minha aula, num dia que estava muito animada (tinha que ser, afinal a aula começa 7h30! ¬¬'). Tive que fazer uma parada, a correia soltou e tive que arrumar, cheguei suada, imunda, mas cheguei. E fiquei muito feliz comigo! Confesso que é dificil ter esse ânimo assim, pra pedalar tão cedo, pra escolher usar bicicleta quando se tem carona de carro (com alguns amigos). Confesso que muitas vezes deixei pra lá, tive preguiça ou cansaço (e sono) em demasia. Fui buscando alternativas.
Primeiro usar a bicicleta em percursos mais curtos, por exemplo ao ir almoçar no bandeijão. Deixei alguns dias a bike na faculdade, assim não tinha que sair com ela cedo, mas tinha ela disponível pra usá-la pra ir a lugares, resolver coisas. Usei para ir em aulas mais distantes, mas aí de vez em quando o duro é voltar, ou arrumo outro compromisso e a bicicleta complica um pouco dependendo do caso. Fui testando.

No final das contas, descobri a bicicleta:

1) Como um ótimo meio de transporte, mais rápido que ir a pé e, muitas vezes, mais rápido que esperar o circular (¬¬').

2) Um hábito saudável, pois não deixa de ser um exercício aeróbico (meu fôlego já melhorou muito).

3) Algo delicioso de se fazer. Desde criança gostava de pedalar: O vento, a paisagem que de carro não se percebe, a interação com o meio...

Adquiri também o hábito de andar de bicicleta como lazer. Comecei em um domingo que cheguei mais cedo em casa: Peguei a bicicleta e fui passear. Descobri que a usp de domingo é bem mais tranquila, dá pra andar mais curtido (ainda tenho muito medo dos carros, quando posso ando na calçada, com cuidado, claro, pra não atropelar ninguém). Descobri novas passagens, novos lugares, novas paisagens... Desde então, sempre que tenho um tempinho, saio pra dar uma volta e admirar meu (cada vez mais) adorado campus em diferentes horários, luzes, cores.
Eu queria conseguir explicar a delícia que é andar de bicicleta e que descoberta não foi todos os bens que ela traz. Só o que posso aconselhar é: Tente. (com os devidos cuidados e preucações) Estou certa que você não vai se arrepender!


Seguem links legais sobre bike:




Esse são só alguns. É só procurar na net que pode se encontrar muitos mais materiais sobre isso... Procure, informe-se, aproveite!

(depois posto fotinhos e trilhas sonoras das minhas "andanças ciclísticas"... ^^)

Nenhum comentário:

Postar um comentário