terça-feira, 26 de outubro de 2010

Organize-se!

Ninguém precisa ser obcecado por limpeza, ou passar horas do seu dia arrumando. No final das contas, nos resta muito pouco espaço na nossa correria, mas é de suma importância que se mantenha uma certa organização no nosso dia-a-dia: no nosso espaço, no nosso calendário, na nossa cabeça. Eu costumava dizer que manter as coisas em ordem fazia minha vida ficar em ordem e, consequentemente, que eu ficasse também. Não é nada muito complexo, basta começar. Seguem algumas dicas simples que podem ajudar:

-Prepare seus materiais de véspera e separe também tanto a roupa que vestirá no dia seguinte [claro que o tempo ou seu humor podem mudar, mas não custa já deixar direcionado], como as trocas que precisará ao longo do dia.

-Mantenha apenas as coisas que você realmente precisa e usa constantemente. Doe o que não usa há tempos, guarde peças de época como casacos e cobertas em lugares específicos da casa quando não forem ser utilizados. Deixe as coisas mais usadas em fácil acesso. Por exemplo, você pode manter as roupas que você mais usa, ou então aquelas mais comuns ao seu dia-a-dia, na primeira gaveta da cômoda. As outras você pode separar por tema de roupa (roupa para exercício, roupas de ficar em casa e pijamas), deixando a última para aquelas peças que você usa em com menos frequencia (lembrando que aquelas que não são usadas há muito tempo devem ser doadas).

-Seja criterioso nas suas escolhas. Não se apegue a pensamentos como "Ah, mas e se de repente eu precisar disso..." ou "Quem sabe um dia que use isso? Se eu mudar completamente de estilo ou um dia emagrecer 15 quilos?". Fuge desse tipo de armadilha.

-Pendure roupas como saias, vestidos, calças e agasalhos porque elas ocupam muito espaço. Mantenha uma ordem por cor/tipo de roupa, ou qualquer seqüencia que lhe parecer lógica.

-Para guardar remédios/bijuterias/esmaltes, dê preferência para recepientes transparentes e abertos (na medida que for possível), para ser mais fácil encontrar o que procura. Reutilize embalagens vazias.

-Se você morar numa casa com outras pessoas e não tiver espaço no banheiro (como no meu caso, que moro em república), mantenha uma caixa ou mala com refis de produtos de higiene como shampoos, sabonetes, pastas de dente. Mantenha um controle do que você possue para não comprar a mais, ou passar sufoco com a falta.

-Tenha sempre uma gaveta reservada para documentos e papéis. Separe tudo em pastas ou caixas. [Cuidado pra não separar simplesmente em "caixa para x", "caixa para y" e deixar dentro da caixa/pasta bagunçado. Você vai continuar sem encontrar suas coisas]. Jogue fora notas fiscais antigas.

-Para aqueles com dificuldade em lidar com dinheiro, pode-se comprar um daqueles cardenos de finanças e começar anotando todos os gastos. Com o tempo, é ideal tentar planejá-los com antecedência.

-Mantenha uma agenda. Não precisa ser muito grande, nem com muita informação, mas tente anotar SEMPRE seus compromissos, seja a coisa mais simples, e adquira o hábito de verificar sua agenda TODOS OS DIAS (de preferência no dia anterior, assim ainda dá pra correr atrás de algo no dia seguinte que você esqueceu).

-Não confie na memória. É importante exercitá-la sempre, mas faça listas de "coisas a comprar", "coisas a fazer", "coisas a consertar". Compre uma caderneta pequena para isso, pra não fazer como uma amiga que sempre faz listas para não esquecer as coisas, mas acaba esquecendo onde as deixou.

Bem, essas são apenas algumas dicas, coisas que fui aprendendo na prática desde que tive que me dividir em duas casas e não tenho muito espaço para minhas coisas (nem muito tempo pra fazer grandes arrumações). Depois se for lembrando, vou acrescentando aqui.

O mais importante conselho é:
Não deixe a bagunça acumular!
A pior coisa é ir jogando as roupas no armário, ou nas gavetas, durante dias ou semanas. Você vai demorar muito mais tempo pra arrumar tudo do que você levaria para guardar a coisa no lugar certo na hora. Eu já fui muito desorganizada, mas com o tempo fui aprendendo e até pegando gosto pela coisa.

Existem livros que dão dicas como essas acima, pra que nossa vida seja cada vez mais "clean", cada vez mais simples, e para que nós possamos viver com mais qualidade e saúde. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário